Pular para o conteúdo

Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Humanos e Cidadania

A Pós-Graduação Lato sensu em Direitos Humanos e Cidadania é uma iniciativa do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), realizada em parceria com o Instituto DH. O curso foi criado em 2012, com o objetivo de proporcionar uma formação ampliada e aprofundada em torno dos direitos humanos.

A discussão de direitos humanos tem um espaço reduzido nos cursos de graduação em geral. Normalmente, um conhecimento mais amplo sobre essa temática é adquirido apenas na prática diária. A Especialização em Direitos Humanos e Cidadania foi criada como forma de constituir um espaço de reflexão e aprofundamento em torno dessas práticas, a partir de uma produção teórica voltada para o assunto, considerando seus princípios, instituições e estruturação internacional e nacional, suas áreas e setores priorizados, bem como as políticas públicas para a efetivação dos direitos.

Na modalidade presencial, o curso conta com metodologias diferenciadas e participativas, um corpo docente qualificado, multidisciplinar e comprometido com a promoção e defesa dos direitos humanos. Ele se destaca por seu potencial de aprimoramento, conferindo subsídios aos seus participantes para que possam desenvolver ações e intervenções mais qualificadas nos espaços da sociedade em que atuam.

Com carga horária de 380 horas/aula e turmas com no máximo 40(quarenta) alunos, o curso acontece em entradas anuais e é desenvolvido em quatro módulos, descritos abaixo:

  • I – Princípios e desenvolvimento sócio histórico dos Direitos Humanos;
  • II – Os Direitos Humanos: Da proteção internacional à constitucionalização no Brasil;
  • III – Direitos Humanos: Vulnerabilidades e Mobilizações sociais e políticas;
  • IV – Estratégias, metodologias e políticas concernentes aos Direitos Humanos.

As aulas serão nas terças e quinta-feiras, no período de 18:20 às 22:00 h e terão início no 13 de março de 2018.

Quer saber mais? Acesse: https://institutodh.org/cursos/especializacao