Pular para o conteúdo

Últimos dias para inscrição no Curso Livre Teatro do Oprimido no campo dos Direitos Humanos

 

Inscreva-se para o Curso Livre:
Clique aqui

 

O Instituto DH convida a todas, todos e todes para o Curso Livre “O Teatro do Oprimido no campo dos Direitos Humanos”.

O curso tem como proposta desenvolver a metodologia do Teatro do Oprimido junto às pessoas, jovens e adultas, interessadas em abordagens criativas acerca dos Direitos Humanos. Adotaremos os conceitos desenvolvidos por Augusto Boal, o criador desta metodologia, que é composta por um arsenal de técnicas que promovem tanto o aprendizado voltados para o teatro político e politizador bem como a democratização de uma linguagem artística de cunho popular. De modo especial vamos tratar do conceito de opressão e verificar os desdobramentos criativos oriundos dele.      

OBJETIVO

Desenvolver atividades voltadas para o Teatro do Oprimido capacitando os participantes para a prática desta metodologia especialmente do Teatro Fórum em comunidades diversas.

METODOLOGIA

Os encontros terão caráter prático-teórico. O arsenal de técnicas do Teatro do Oprimido será o eixo condutor dos trabalhos.

PÚBLICO PARA A PARTICIPAÇÃO

Pessoas a partir dos 16 anos

  • Educadores;
  • Operadores dos Direitos Humanos;
  • Militantes ou participantes de movimentos sociais;
  • Grupos sociais de luta (LGBT, grupos étnicos, mulheres, refugiados e outros);
  • Artistas populares profissionais e não profissionais.

DATAS

O curso acontecerá em 4 encontros, totalizando uma carga-horária total de 18 horas, conforme discriminado a seguir:

1º Encontro: 29/06/2018 – sexta-feira – 19h às 22h;

2º Encontro: 30/06/2018 – sábado – 09h às 12h30;

3º Encontro: 06/07/2018 – sexta-feira – 19h às 22h;

4º Encontro: 07/07/2018 – sábado – 09 às 17h30.

Todas as pessoas inscritas no curso ganharão o livro ‘Teatro do Oprimido na Educação de Jovens e Adultos”, cuja a autoria é de Dimir Viana.

MINISTRANTE

Dimir Viana é ator, pedagogo e músico popular. Teve sua formação teatral na Escola de Formação de atores do Palácio das Artes em Belo Horizonte. Concluiu a graduação em Teatro na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e em Pedagogia na mesma instituição. É Mestre em educação pela FAE/UFMG como bolsista da Ford Fellowship Program. Estudou História de Teatro Oriental e História da Dança e do Mimo na Università Degli Studi di Bologna (Itália). Como educador social desenvolve projetos teatrais em movimentos sociais voltados para os direitos das crianças e adolescentes, para os direitos de Catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua. Formou-se como multiplicador de Teatro do Oprimido (método político criado pelo brasileiro Augusto Boal) junto ao Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro. É autor do livro Teatro do Oprimido na Educação de Jovens e Adultos (Ed. Appris). Atua efetivamente como artista e educador popular em comunidades tradicionais rurais e urbanas. Atualmente é doutorando em educação é integrante do LABORARTE (Laboratório de Estudos sobre Artes, Corpo e Educação) – Grupo de pesquisa da UNICAMP (Universidade de Campinas/ São Paulo).

Vaga de estágio junto ao Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos de Minas Gerais

O Instituto DH: Promoção, Pesquisa e Intervenção em Direitos Humanos e Cidadania está com edital aberto para preenchimento de vaga de estágio e formação de quadro de reserva para atuação no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos de Minas Gerais (PPDDH), executado em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac). 

O PPDDH busca adotar medidas de proteção a pessoas naturais ou jurídicas, grupos, instituições, organizações e movimentos sociais que tenham seus direitos violados ou ameaçados em decorrência de sua atuação pelo reconhecimento, respeito, proteção, promoção ou exercício de direitos humanos. A gestão do Programa é feita pelo Instituto DH desde 2010.

 

Busca-se estudantes dos cursos de administração, gestão pública, e/ou contabilidade, a partir do 2º período.
O valor da bolsa-estágio é de R$ 954,00, para uma carga horária de 25 horas semanais.

As pessoas interessadas devem enviar seus currículos via correio ou entregar pessoalmente na sede do Instituto DH, localizada na Rua Alexandre Barbosa, nº 29, bairro São José (Pampulha), Belo Horizonte/MG, CEP: 31275-140, até 22 de junho de 2018, às 17h00. A documentação deve seguir orientações específicas conforme disposto no edital.

Para mais informações, confira o edital completo:
CLIQUE AQUI