Pular para o conteúdo

Apresentação

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

SOBRE O CURSO

O Instituto DH, criado em 2007, organização não governamental, sem fins lucrativos que atua na promoção, pesquisa e intervenção em direitos humanos e cidadania, oferece, em parceria com a Faculdade ISTA, aos profissionais do terceiro setor, técnicos do setor público e graduados em qualquer área de conhecimento o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Humanos e Cidadania, na modalidade presencial.

Certificação

A Instituição outorga um diploma de Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Humanos e Cidadania expedido pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), estando de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01, de 8 de junho de 2007 e do Decreto Federal nº 5.622 de 2 de dezembro de 2005 e autorização do Ministério da Educação – MEC, pela Portaria nº 1.663/2006, com validade em todo o território nacional.

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo geral:

Propiciar um grau de conhecimento ampliado sobre a complexidade dos direitos humanos, permitindo o aprofundamento em torno de realidades protegidas por esses direitos e o aprimoramento da atuação técnica junto aos atores contemplados, diante das comunidades local, nacional e internacional e buscando integrar sociedade civil e poder público na promoção, defesa e consolidação desses direitos para todos.

Objetivos específicos:

  1. Aprimorar a capacidade de ação de atores graduados nas diversas áreas do conhecimento que já atuam ou se interessam por projetos e ações que buscam a promoção, defesa e efetivação dos direitos humanos.
  2. Permitir uma melhor compreensão da amplitude e das possibilidades de ação frente à temática dos direitos humanos.
  3. Aprofundar sobre o processo de constituição dos direitos humanos e seus princípios norteadores, identificando seus limites e potencialidades.
  4. Analisar as estruturas internacionais, nacionais e locais de proteção aos direitos humanos e a participação dos atores sociais nesse processo.
  5. Analisar documentos internacionais e nacionais voltados para setores vulneráveis da sociedade e seu processo de constituição.
  6. Refletir sobre práticas, ações e metodologias desenvolvidas por atores da sociedade civil e do poder público e formas de integração destes com vistas ao aprimoramento das políticas públicas que contribuam para a efetivação dos direitos humanos.

VAGAS

Mínimo 25 (vinte e cinco) e no máximo 40 (quarenta) alunos.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO

  • Carga horária total: 380 horas.
  • Duração do curso: 18 meses, sendo 12 meses de aulas presenciais e 6 meses para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

DOCUMENTOS

  • Carteira de Identidade (frente e verso);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de Residência no nome do candidato, pais ou cônjuges;
  • 1 foto 3X4;
  • Formulário eletrônico de confirmação da inscrição;
  • Diploma ou Declaração de Conclusão de Curso expedido por estabelecimento de ensino oficialmente reconhecido pelo MEC (frente e verso);
  • Histórico da graduação expedido por estabelecimento de ensino oficialmente reconhecido pelo MEC (frente e verso).

INÍCIO DO CURSO

Previsão: 12 de Março de 2019.