Além das festividades relacionadas à Luta Antimanicomial, hoje, 18 de maio, também comemora-se o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescente”. A data ficou conhecida depois da grande repercussão do caso da menina Araceli Crespo, 8 anos. Ela foi sequestrada, estuprada e covardemente assassinada, na cidade de Vitória, Espirito Santo.
As ações de conscientização são realizadas pelo Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Minas Gerais (FEVCAMG) um espaço de discussão e fortalecimento das políticas públicas e ações articuladas voltadas para o enfrentamento da violação dos direitos dessa população, constituído por lideranças e adolescentes de entidades da sociedade civil e demais órgãos que integram o Sistema de Garantia de Direito da Criança e do Adolescente – SGDCA.
A assistente social e associada do Instituto DH, Elenir Braga, participa do FEVCAMP como representante da entidade e vem contribuindo com as discussões sobre o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. “A realidade nos mostra que muitas crianças e adolescentes ainda possuem seus direitos humanos violados. A violência sexual é uma das violações muito presente nesta faixa etária. Diante dessa situação, é importante não se calar e denunciar.”, destacou.
Para denúncias: disque 100 ou procure o Conselho Tutelar de sua região ou município.
Em caso de violência: Disque 190