Pular para o conteúdo

Deputada e vereadoras democraticamente eleitas debatem a violência contra a mulher na política em Live, dia 24/11, às 19h

Ação de visibilidade para discutir sobre a perseguição às mulheres que atuam na política partidária

O Instituto DH – Promoção, Pesquisa e Intervenção em Direitos Humanos e Cidadania por meio do Programa de Proteção aos(as) Defensores(as) de Direitos Humanos de Minas Gerais (PPDDH/MG) realizará, no dia 24 DE NOVEMBRO, QUARTA-FEIRA, a partir das 19h, a LIVE “ELEITAS: OS DESAFIOS DAS MULHERES NA POLÍTICA E NA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS”. A conversa será transmitida pelo canal do youtube do PPDDH/MG e tem como objetivo debater sobre a violência contra as mulheres na política e suas lutas na defesa dos direitos humanos na atual conjuntura política do Brasil.

A ideia da conversa é também dar visibilidade e discutir os efeitos negativos da perseguição às mulheres na política e em diversos contextos da vida em sociedade, simplesmente, pelo fato de serem mulheres. Além disso, a proposta é debater também os frequentes casos de violência que decorrem das formas de opressão e discriminação às mulheres parlamentares em posição de poder por defenderem causas ligadas aos direitos humanos, bem como os direitos das pessoas LBGTQIA+ e outras minorias.

Para participar dessa ação foram convidadas cinco parlamentares com histórico de luta pelos Direitos Humanos e os Direitos das Mulheres em Minas Gerais.  Elas são:

✔  deputada estadual, Andréia de Jesus (PSOL)

✔  vereadora Damires Rinnarly (PV), de Conselheiro Lafaiete

✔  vereadora Duda Salabert (PDT), de Belo Horizonte.

✔  vereadora Moara Saboia (PT), de Contagem.

✔  vereadora Valéria de Melo (PDT), de Ouro Branco.

ELEITAS: OS DESAFIOS DAS MULHERES NA POLÍTICA E NA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS

A proposta da Live surge depois que a vereadora Damires Rinarlly (Partido Verde), da cidade de Conselheiro Lafaiete, região central de Minas Gerais, foi incluída no Programa de Proteção aos(as) Defensores(as) de Direitos Humanos (PPDDH-MG) em função das graves ameaças que vem sofrendo por eleitores e apoiadores do atual Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Desde que iniciou seu mandato, a vereadora tem sido vítima de ataques violentos no exercício da sua atuação na Câmara de Vereadores em defesa da pauta das mulheres e das pessoas LGBTQIA+. A vereadora é a única parlamentar que se declara abertamente lésbica, o que tem motivado diversas agressões por parte de um eleitor da cidade que utiliza “Bolsonaro” como sobrenome social.

O pedido de inclusão da parlamentar foi uma indicação de um grupo de entidades – Instituto Marielle Franco, Justiça Global e Terra de Direitos, organizações de direitos humanos que atuam em prol do fortalecimento da sociedade civil e da democracia. Após recebida a demanda da vereadora Damires, a equipe técnica do PPDDH/MG realizou os procedimentos de acolhimento do caso, que deferiu, junto ao Conselho Deliberativo (CONDEL), pela inclusão da parlamentar.

TRAJETÓRIA DAS PARLAMENTARES DEBATEDORAS

ANDRÉIA DE JESUS (DEPUTADA ESTADUAL/MG)

Deputada estadual pelo PSOL/MG, Andreia de Jesus é a primeira parlamentar negra eleita para o legislativo estadual na história de Minas Gerais. Depois de trabalhar como empregada doméstica e educadora infantil por muitos anos, formou-se em Direito, sua atuação política nos debates sobre as questões raciais, de gênero e classe, atuando pelos direitos humanos no âmbito do direito à moradia e dos familiares de pessoas privadas de liberdade. Atualmente, é a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

DAMIRES RINARLLY (VEREADORA – CONSELHEIRO LAFAIETE/MG)

Damires Rinarlly Oliveira Pinto é advogada formada em Direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete e especialista em Direitos da Mulher. Exerce a vereança e a vice-presidência da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete/MG. É ativista pela redução das desigualdades sociais e direitos humanos. Tem como bandeiras ainda o enfrentamento da violência contra as mulheres, as lutas antirracistas, o direito das pessoas LGBTQIA+, além de atuar em prol das questões ambientais, proteção aos animais e a inclusão das pessoas com deficiência.

DUDA SALABERT (VEREADORA – BELO HORIZONTE/MG)

Duda Salabert é mãe, professora de Literatura, ambientalista, vegana e idealizadora da Transvest, ONG que oferece suporte social às travestis e transexuais de Belo Horizonte. Em 2018, tornou-se a primeira mulher trans a concorrer o cargo de Senadora da República, terminando a disputa como a quarta mulher mais votada da história das eleições de MG. Em 2020 tornou-se a primeira Transexual eleita em BH e a pessoa mais votada da história das eleições municipais da capital mineira.

MOARA SABÓIA (VEREADORA – CONTAGEM/MG)

Jovem, negra, feminista, vereadora na cidade de Contagem-MG e atua como líder de governo na Câmara. Sua trajetória é pautada pela defesa da juventude, da educação, da negritude, das mulheres e das pessoas que habitam as periferias. Atuou como representante do Fórum Nacional da Juventude Negra e foi a primeira presidenta negra do União Nacional dos Estudantes (UNE).

VALÉRIA DE MELO (VEREADORA – OURO BRANCO/MG)

Eleita para o legislativo em 2020, já foi vice-prefeita de Ouro Branco/MG. É Arquiteta Urbanista e como vice-prefeita foi coordenadora do Plano Diretor e Orçamento Participativo da cidade. Enquanto vereadora, é presidente da Comissão de Obras e vice-presidenta da Comissão de Direitos Humanos. Também é ceramista e artesã nas horas vagas.

SERVIÇO:

LIVE: OS DESAFIOS DAS MULHERES NA POLÍTICA E NA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS

Dia: 24 de novembro de 2021, quarta-feira

Horário: 19h

Transmissão: Canal do Youtube do PPDDH/MG e página do Instituto DH no facebook (https://www.youtube.com/channel/UC62ebFfqIFHuEMNYE4CnInw/featured) e nas redes sociais das parlamentares.