Pular para o conteúdo

Segunda Oficina Estadual Virtual do “Sementes de Proteção” debate as redes de proteção popular em tempos de crise

Programação – Oficina Estadual Virtual de MG

A articulação em “Rede” no contexto das entidades do terceiro setor, movimentos sociais e poder público ainda é um grande desafio no enfrentamento das violações de direitos humanos, sobretudo, na atual conjuntura de desmonte de diversas políticas públicas impostas pelo governo e aqueles mais alinhados ideologicamente. As “Redes” de apoio, portanto, nunca foram tão necessárias.

Nesta perspectiva, é imprescindível que os defensores/as de direitos humanos reinventem seus modos de atuação na militância visando aprimorar suas formas de luta em diversos contextos que permeiam suas relações sociais na tentativa de fazer frente às violações de direitos. 

Para contribuir com o debate, o projeto “Sementes da Proteção: defendendo vidas “executado em Minas Gerais pelo Instituto DH, realizará no dia 23 de fevereiro de 2022, quarta-feira, às 19h, via plataforma Meet, a segunda oficina com o tema “Direitos Humanos: redes de proteção popular em tempos de crise”.

A proposta da atividade é abordar os desafios das lutas de defensores de direitos humanos em suas respectivas áreas e como se dá a atuação em rede neste momento de aumento das ameaças e criminalização de pessoas e grupos que atuam na defesa dos Direitos Humanos.

Participarão do evento, defensoras incluídas no Programa de Defensores de Direitos Humanos de Minas Gerais (PPDDH-MG) e especialistas ligadas a quatro frentes temáticas que, normalmente, demandam mais políticas de proteção da sociedade civil e do Estado. São elas:

  1. Ana Carla Carvalho Cota: Engenheira e atua em defesa dos atingidos por barragens de mineração. Defensora atendida pelo PPDDH-MG.
  2. Maria Alves: Especialista em educação no campo, atua em defesa dos direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais Quilombolas. É Quilombola, Agricultora Familiar, Diretora de Políticas Sociais e Previdência da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG). Defensora atendida pelo PPDDH-MG.
  3. Célia Patáxo : Cacica Angorô na Aldeia Katuramã, povo Pataxó Hã Hã Hãe. Atua em defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais Indígenas. Defensora atendida pelo PPDDH-MG.
  4. Carla Anunciatta: Presidenta do Conselho Municipal de Saúde de BH – CMSBH; Psicóloga Sanitarista (UFMG); usuária do SUS-BH, militante em defesa do Controle Social e da Saúde Pública, e defensora atendida pelo PPDDH-MG.
  5. Márcia Mansur: professora, psicóloga social e estudiosa sobre redes de proteção.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

19hRecepção aos participantes
19h10Dinâmica interativa (Mística)
19h15Sementes de Proteção: articulações em rede
19h25Apresentação Instituto DH/PPDDH-MG e objetivos da atividade
19h30Relato de experiência: Maria Alves (Povos Quilombolas)
19h40Relato de experiencia: Ana Carvalho Cota (Mineração)
19h50Relato de experiência: Célia Pataxó (Cacica Angohô/Povos Indígenas)
20hRelato de experiência: Carla Anunciatta (Direito à Saúde)
20h10Relato de experiência: Márcia Mansur (Professora universitária, psicóloga social e estudiosa sobre redes de proteção)
20h20Plenário final / Considerações finais / Agradecimentos

SOBRE O INSTITUTO DH E PPDDH/MG

O Instituto DH é uma organização do terceiro setor responsável pela execução do Programa de Defensores de Direitos Humanos em Minas Gerais (PPDDH-MG) e atua no atendimento e acompanhamento de casos de risco e de ameaças a defensores/as, bem como de violações de direitos humanos em todo o Estado. O PPDDH é uma política pública prevista em decreto estadual e federal estabelecido pela Política Nacional de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos (PNPDDH).

SOBRE O PROJETO SEMENTES DE PROTEÇÃO

O projeto “Sementes da Proteção” visa fazer frente às violações dos direitos humanos que foram intensificadas nos últimos anos. A ideia é reorganizar lideranças e movimentos constituídos coletivamente para traçar estratégias de proteção popular dos/as defensores/as engajados/as na luta pelos direitos humanos.

O Instituto DH – Promoção, Pesquisa e Intervenção em Direitos Humanos e Cidadania em parceria com diversas entidades estaduais é o responsável pela execução das atividades do projeto Sementes de Proteção: defendendo vidas em Minas Gerais.

PÚBLICO E INSCRIÇÃO:

A Oficina Estadual Virtual de Minas Gerais do projeto Sementes de Proteção: defendendo vidas é aberta ao grande público, em especial, aos/as defensores/as de direitos humanos do Estado, assim como representantes de grupos, movimentos, coletivos, entidades e organizações da sociedade civil e do poder público que atuam em prol dos Direitos Humanos e que desenvolvem ações articuladas com diversas redes de proteção. Convide a sua rede de apoio!

As inscrições devem ser realizadas no seguinte link:  https://forms.gle/3CDViotueFFi8UVQA

PLATAFORMA DO EVENTO:

Será realizada pela plataforma meet.

Link da videochamada: https://meet.google.com/fhw-zrvx-zaj

Abertura da sala: 18h55

SERVIÇO:

Oficina Estadual Virtual de Minas Gerais do projeto Sementes de Proteção: defendendo vidas

Data: 23/02/2022, quarta-feira

Horário: A partir das 19h

Inscrições: https://forms.gle/SY4Y1HY9LjYpiVWo8

Plataforma Meet: https://meet.google.com/fhw-zrvx-zaj

Redes Sociais: @institutodhorg

Mais informações:

Maria Emília: (31) 99737-8898

Diretora do Instituto DH e coordenadora do PPDDH/MG

Guilherme Couto: (31) 99699-3349

Articulador e produtor do evento